Liga dos Bombeiros volta a faltar ao prometido

Em sede da DGERT – Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho do Ministério do Trabalho, a Liga dos Bombeiros Portugueses adiou mais uma reunião tendente ao depósito e consequente publicação do acordo alcançado em julho passado.

Desde essa altura, a Liga tem adiado o depósito, recorrendo a todos os expedientes inscritos nos livros. De reunião em reunião, os argumentos vão-se gastando, ora são os custos dos aumentos salariais dos bombeiros assalariados, ora é o Congresso da Liga, ora é o Regime Jurídico das Associações.

O tempo vai passando e a realidade é que a Liga não discute, não contrapõe, nem pretende publicar um acordo que está preso apenas por um par de cláusulas.

Os trabalhadores estão cansados, as associações veem os seus problemas agigantarem-se, e os bombeiros não querem ser uma arma de arremesso numa luta sem quartel entre a Liga e o Governo.

Face ao silêncio da Liga, consideram que voltam a estar reunidas todas as condições para prosseguir o regular funcionamento da atividade sindical, designadamente as conducentes a assegurar a contratação coletiva no setor.

Continuamos esperançados de que a os representantes da Liga venham à liça e participem na elaboração de um acordo que cubra a totalidade das Associações, acabando com associações de primeira e de segunda.

Continuaremos do vosso lado e disponíveis para outorgar e depositar o ACT negociado com a Liga em sede de conciliação.

Os Sindicatos representados na mesa negocial foram o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (SNBP) e o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos (SINTAP/FESAP).

Anexos