Assinado acordo coletivo para as Águas de Portugal

O SINTAP assinou esta segunda-feira, 8 de outubro, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para as Empresas do Grupo Águas de Portugal (AdP), depois de mais de  11 anos de trabalhos, com avanços e recuos, passando por diversos Governos e Administrações do Grupo.

Após um par de anos sem negociações, e depois de um esforço sindical em reiniciar a discussão do Acordo, o SINTAP regista com agrado o empenho demonstrado pela atual Administração para concluir o ACT.

Para além de uniformizar as condições de trabalho no seio do Grupo AdP, este ACT  concede aos trabalhadores o Feriado Municipal e o Feriado de Carnaval, deixando a sua atribuição de estar dependente da decisão a ser tomada em cada ano, a dispensa da prestação de trabalho de um dia, a gozar na data de aniversário ou noutro dia à escolha do trabalhador.

Este acordo prevê também o aumento do salário mínimo para os €613, sendo também aumentados os valores do trabalho extraordinário, do horário noturno e de prevenção e do subsídio de alimentação.

Introduz ainda um novo sistema de avaliação dos trabalhadores que atribui créditos para progressão salarial com a garantia de que em abril de 2019 haverá uma progressão salarial para os trabalhadores.

Este foi um processo demorado mas que nunca foi esquecido pelo SINTAP e pelo SINDEL, ambos afetos à UGT, que com este acordo veem reconhecido o seu esforço e a sua persistência na defesa dos trabalhadores das empresas do Grupo Adp.

Consulte o comunicado em .pdf para saber quais os principais incrementos com expressão pecuniária