Negociação da carreira de Técnico Auxiliar de Saúde

SINTAP defende que todos os AO devem transitar para a nova carreira especial.

No passado dia 18 de janeiro, o SINTAP reuniu com o Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, para mais uma ronda negocial tendo em vista a criação da nova carreira especial de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS), dando seguimento a um processo iniciado em 2022.

Nesta reunião, o Governo entregou uma proposta que incide sobre o conteúdo funcional da nova carreira, prevendo a categoria de Técnico Auxiliar de Saúde, que terá funções de coordenação e de ligação com outras áreas funcionais dos serviços, que relevem para a organização do serviço atribuído aos TAS.

De acordo com o projeto apresentado, estamos perante uma carreira pluricategorial, mas não são ainda conhecidos detalhes importantes sobre o respetivo desenho, nomeadamente quanto às tabelas remuneratórias, às progressões, à formação dos trabalhadores, entre outros.

O departamento jurídico e os órgãos dirigentes do SINTAP estão a proceder à análise do documento de modo a preparar um parecer e uma proposta que será entregue ao Governo na próxima ronda negocial, que se realizará já no início do mês de fevereiro.

Nesta reunião, o SINTAP voltou a defender que todos os assistentes operacionais do setor da saúde devem transitar para a nova carreira especial, uma vez que são todos profissionais.