Dia Internacional da Mulher – Celebrar a diferença, promover a igualdade

Hoje, 8 de março, assinala-se o Dia Internacional da Mulher, numa celebração cuja existência é, por si só, um sinal do caminho que a nossa sociedade ainda tem de percorrer para alcançar a igualdade de género, o fim da violência, a não descriminação e o respeito.

Todas estas questões continuam hoje absolutamente atuais e transversais à esfera privada e à esfera laboral de ainda demasiadas mulheres, pelo que a resposta que deve ser dada tem de ser, também ela, transversal, cabendo a cada um de nós, mulheres e homens, desempenhar cabalmente o seu papel neste percurso.

Em 2019, o Dia Internacional da Mulher assume particular relevância para o SINTAP, uma vez que coincide com o ano da celebração do 40º aniversário da sua fundação e, desde esse momento, que luta pela igualdade de género, promovendo, designadamente, condições de igualdade salarial e de igualdade de acesso ao emprego, condições de igualdade de acesso à promoção nas diferentes carreiras e de incumbência de missões e responsabilidades.

Na prática, além da firmeza na prossecução desses fins, o SINTAP tem defendido e lutado em todas as sedes para tornar a igualdade de género uma realidade, orgulhando-se de, internamente, promover a sindicalização, o ativismo sindical e o acesso aos cargos de direção regionais e nacionais para todas as pessoas, sem qualquer descriminação quanto ao género.

Neste dia 8 de março, o SINTAP saúda todas as mulheres, em particular as mulheres sindicalistas e as trabalhadoras, reafirmando o compromisso de pautar a sua ação, sindical e social, pela promoção e defesa da igualdade de género.

Anexos