ACT e RC para a Infraestruturas de Portugal serão aplicados em abril

O SINTAP, em conjunto com o SINDEFER, o SINTTI, a FENTCOP e o STF, chegaram esta quarta-feira a acordo com a Infraestruturas de Portugal, SA, para que o Acordo Coletivo de Trabalho e o respetivo Regulamento de Carreiras daquela empresa pública sejam aplicados já em abril aos trabalhadores filiados nos sindicatos subscritores.

Não obstante a resistência de outras organizações sindicais, mais interessadas em adiar a assinatura do que em defender os direitos e os interesses dos trabalhadores, o SINTAP e os sindicatos acima referidos acabaram por fechar as negociações com um saldo muito positivo para os trabalhadores, representando uma melhoria significativa relativamente ao ponto de partida.

De salientar também que os novos ACT e RC resultam num incremento das remunerações e dos direitos dos trabalhadores abrangidos e que têm efeitos retroativos a 1 de janeiro de 2019.

A divulgação integral dos novos ACT e RC acontecerá após o período de consulta solicitado pelas estruturas sindicais que não chegaram a acordo, período este que decorrerá até final de março.