Governo cede na atribuição do subsídio de penosidade e insalubridade

O SINTAP congratula-se com o facto de o Governo ter incluído, no projeto de Orçamento do Estado para 2021, a atribuição do suplemento remuneratório de penosidade e insalubridade aos assistentes operacionais das áreas de higiene urbana e do saneamento das autarquias locais.

A atribuição deste suplemento será possível sempre que se comprove uma sobrecarga funcional que potencie o aumento da probabilidade de ocorrência de lesão ou um risco potencial agravado de degradação do estado de saúde do trabalhador.

Esta é uma vitória do SINTAP e dos trabalhadores que há mais de duas décadas reivindicam a atribuição deste suplemento remuneratório.

Porém, o SINTAP considera que, apesar deste ser um passo importante, é ainda insuficiente, uma vez que, ao que tudo indica, deixará de fora os trabalhadores de outros serviços essenciais dos setores da saúde, da educação, das autarquias, entre outros.

A definição das condições de atribuição do subsídio de penosidade e insalubridade serão definidas em decreto-lei cuja negociação deverá iniciar-se 30 dias após a entrada em vigor do OE para 2021, e concluída nos 60 dias subsequentes, sendo expectável que comece a ser pago ainda no primeiro semestre do próximo ano.

O SINTAP espera que nesse processo negocial possam ainda ser introduzidas alterações favoráveis aos trabalhadores.