Salários de julho já refletiram revisão do AE

Os efeitos da revisão do Acordo de Empresa (AE) da EMEL negociada com o SINTAP e com o SITESE já se fizeram sentir nos salários de julho dos trabalhadores da empresa.

Apesar do contexto económico adverso, após prolongadas negociações com as diversas organizações sindicais, a EMEL, o SINTAP e o SITESE chegaram a acordo na revisão salarial do AE, em 2021, o que representa um acréscimo de rendimentos entre 2,85% e 0,5% para os 69% dos trabalhadores abrangidos.

As organizações sindicais subscritoras procuraram alargar o aumento salarial a todos os trabalhadores da EMEL, mas, verificando que não havia condições nem abertura para tal, envidaram todos os esforços para que o maior número de trabalhadores ao serviço da empresa tivesse uma atualização salarial.

Esta proposta traduz-se num aumento salarial para a maioria dos trabalhadores, e só pôde ser acomodada atendendo aos resultados financeiros da empresa neste contexto adverso.

O SINTAP e o SITESE conseguiram que a Administração acolhesse a sua proposta no sentido da retroatividade a janeiro de 2021 dos aumentos em causa, pelo que os salários de julho já refletiram esses efeitos.

Apesar das negociações terem terminado sem ser possível incluir aumentos salariais para todos dos trabalhadores de empresa, os dois sindicatos acreditam e envidaram esforços no sentido de que numa próxima revisão do Acordo será possível repor o equilíbrio na tabela salarial, atualizando os salários de todos os trabalhadores.

É também convicção do SINTAP e do SITESE que essa mesma revisão incidirá ainda sobre o clausulado relativo a outras matérias pecuniárias, nomeadamente subsídios e complementos salariais, que ficaram de fora por vontade expressa da Administração.

Este foi o Acordo possível num cenário de pandemia, onde os trabalhadores da empresa souberam dizer presente numa altura extremamente delicada, considerando as duas organizações sindicais que este entendimento representa um primeiro passo para o reconhecimento do esforço e do empenho dos trabalhadores.

SINTAP e o SITESE estarão atentos ao cumprimento do Acordo e, com o envolvimento dos trabalhadores da EMEL, reforçará a sua posição nas próximas negociações.