O SINTAP, através na sua filiação directa na FSESP e indirecta na CES pugna por uma Europa com mais êxito social, económico e ambiental.

Uma Europa justa e generosa, interna e externamente.

Uma Europa que mantenha e faça progredir os direitos fundamentais enquanto enfrenta com sucesso os desafios da globalização, da integração dos jovens no local de trabalho, a inclusão dos trabalhadores migrantes e respeito pela minorias, ou seja uma Europa que defenda serviços públicos de qualidade para todos baseados na universalidade, acessibilidade, continuidade e controlo democrático como garante de uma sociedade mais livre e desenvolvida.

 

FSESP – Federação Sindical Europeia de Serviços Públicos

ESTRUTURA
Presidente: Isolde Kunkel-Weber
Secretária Geral: Jan Willem Goudriaan

Congresso
Reúne-se cada quatro anos, define em linhas gerais as políticas e orientações para um período entre congressos.

Comité Executivo
Reúne pelo menos uma vez por ano. Define as políticas entre as Assembleias Gerais. A representação é baseada por país.

Comité Director
Este comité reúne-se entre as reuniões do Comité Executivo, pelo menos 2 vezes por ano. A representação é assegurada por grupos constituintes.

Comité de Igualdade de Género
Foi estabelecido na última Assembleia Geral em Lisboa. Reúne pelo menos uma vez por ano. Este comité tem como objectivo a igual representação de homens e mulheres nos centros de decisão da FSESP bem como nas políticas internas e externas à FSESP.

Comités Permanentes
A presença é baseada por países. São os centros de trabalho da FSESP, tomando posições importantes em problemas sectoriais e no lançamento o dialogo social com empregadores a nível europeu.

Comité de Administração Nacional Europeia
O trabalho deste comité é centrado para as preocupações dos trabalhadores a nível da Administração Central dos Países Europeus, bem como de todos os trabalhadores que trabalham na União Europeia.

Este comité tem vindo a trabalhar, nestes últimos anos, em projectos de Modernização das Administrações Nacionais e dialogo Social na Europa. O SINTAP tem assento permanente e titular neste Comité.

Comité de Saúde e Assuntos Sociais
Este Comité tem recentemente debatido a importante questão da mobilidade da mão-de-obra dentro do Espaço comunitário.

Comité de utilidades públicas
O comité das utilidades públicas, representa os trabalhadores da União Europeia das industrias da electricidade, gás, água, saneamento e lixos.

Comité da Administração Local e Regional
Este Comité desenvolve um trabalho de promoção da compreensão do papel dos serviços públicos no processo de integração Comunitária. Os serviços Públicos são parte importante do Modelo Social Europeu e garantem serviços essenciais aos cidadãos e à economia da União.

Este comité tem particular interesse em:

  • Modernizar os serviços públicos locais;
  • O efeitos negativos das privatizações nos trabalhadores e nos utentes;
  • Dialogo social a nível regional;
  • Igualdade.

 

Morada: Rue Joseph II, 40, Box 5 – 1000 Brussels (Belgium)

Tel : +32.22501080

Fax: +32.22501099

Web: http://www.epsu.org/