Câmara de Lisboa volta a não prever verba para valorizar carreiras

O SINTAP reuniu com o Vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), João Paulo Saraiva, e com o Diretor Municipal dos Recursos Humanos, João Contreiras, para discussão do Mapa de Pessoal para 2021 e apresentação das linhas gerais do orçamento municipal.

Os responsáveis autárquicos fizeram uma apresentação do plano de recrutamento para 2021 e o balanço dos procedimentos concursais realizados ao longo do corrente ano e dos que estão ainda por concluir.

A este respeito, o SINTAP assinala a perspetiva de renovação que os concursos realizados apresentam, nomeadamente com a conclusão dos procedimentos concursais para as carreiras de técnico superior de arquitetura e de assistente operacional, entre outros, e considera positiva a integração no mapa de pessoal do município de cerca de 2000 trabalhadores das escolas do concelho.

Porém, o SINTAP não deixou de reafirmar que os planos de recrutamento devem necessariamente incluir as aposentações previstas.

Também, nesta reunião, foi manifestada a discordância do nosso sindicato pela forma como têm sido conduzidos os processos de mobilidade intercarreiras na CML, apelando aos responsáveis autárquicos para diligenciarem no sentido de corrigirem as injustiças que persistem.

Relativamente ao orçamento municipal, o SINTAP faz incidir as suas críticas sobretudo no facto de, tal como aconteceu no documento relativo a 2020, para 2021 não estar prevista nenhuma verba para a opção gestionária, perdendo-se mais uma vez uma oportunidade de valorizar as carreiras e os trabalhadores, algo que se torna tanto mais injusto quanto mais pensarmos que desde o primeiro dia da pandemia que os trabalhadores têm sido incansáveis na resposta que têm dado aos cidadãos.