SINTAP e CNIS assinam acordo de revisão da CCT

O SINTAP, outras organizações sindicais afetas à UGT e a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) assinaram hoje, 23 de fevereiro, o acordo de revisão da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de 29 de maio de 2023, em vigor para as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

Esta revisão vem melhorar as condições de trabalho dos trabalhadores das IPSS, valorizando os respetivos salários e carreiras, com um aumento, em média, de 3,75%.

Além da valorização salarial, os trabalhadores que estejam a prestar serviço em regime de tempo completo têm direito a uma diuturnidade no valor de 21,00 €, por cada cinco anos de serviço, até ao limite de seis diuturnidades.

Este acordo de revisão resultou de um intenso processo negocial, que se desenvolveu desde novembro de 2023, e permite ganhos para a generalidade dos trabalhadores que dedicam a sua vida profissional à causa do setor solidário e social, prestando cuidados às franjas mais frágeis da sociedade, nomeadamente às crianças e aos idosos.

Não obstante ser um acordo claramente positivo, o SINTAP continuará a trabalhar para que, progressivamente, os trabalhadores das IPSS possam vir a ter as mesmas condições salariais e de desenvolvimento de carreiras que os observados na Administração Pública.

Nesse sentido, seja qual for o governo que venha a tomar posse na sequência das eleições do próximo dia 10 de março, o SINTAP envidará todos os esforços para que o caminho da valorização dos salários e das carreiras dos trabalhadores das IPSS continue a ser percorrido.