Carreira única para os bombeiros

O SINTAP reuniu esta terça-feira, 24 de janeiro, com o Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, num encontro que acabou por ficar marcado pela disponibilidade demonstrada pelo Governo para negociar, no decurso de 2017, o Estatuto e a carreira dos Bombeiros Profissionais.

Essa negociação, ao que tudo indica, deverá ser guiada pelo objetivo do estabelecimento de uma carreira única e da integração destes trabalhadores num corpo especial, propostas que o SINTAP sempre tem defendido.

Nesse sentido, Jorge Gomes assumiu o compromisso de apresentar uma primeira versão do projeto (documento de trabalho) tendo em vista a revisão do Estatuto dos Bombeiros Profissionais até final de janeiro, com o intuito de ter concluído todo o processo relativo a esta matéria até final do primeiro trimestre.

Fomos informados que, ao mesmo tempo, será também negociada com a Associação Nacional de Municípios Portugueses a tabela salarial correspondente.

Ficam assim reunidas todas as condições para que a já antiga reivindicação da criação da carreira única de bombeiro profissional seja finalmente satisfeita, possibilitando desse modo a promoção da justiça e da dignidade destes profissionais.

Este é um sinal de abertura para um processo negocial que o SINTAP não pode deixar de assinalar como positivo, e cujos desenvolvimentos daremos oportunamente conta aos trabalhadores.

Esperamos ainda que os mesmos passos possam ser dados relativamente a outras carreiras da Administração Pública.