AdP | Acordo prevê pelo menos 75 € para todos os trabalhadores

O SINTAP chegou a acordo com o Conselho de Administração do Grupo Águas de Portugal (AdP) para a atualização da Tabela de Remunerações para o ano 2026, bem como para manter abertas as negociações com vista à revisão do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) em vigor nas empresas do Grupo, nomeadamente no que respeita à revisão das carreiras e à atualização de outras matérias de expressão pecuniária, como por exemplo do subsídio de alimentação.

Ao estabelecer um aumento de 75 euros até à posição remuneratória E1 (2911,00 €), e de 2,5 % para os restantes, situando-se em 1045 euros o valor da remuneração mínima dos trabalhadores da AdP, o novo acordo cumpre o estabelecido no Acordo Tripartido sobre Valorização Salarial e Crescimento Económico celebrado com a UGT, nomeadamente no que respeita ao crescimento da massa salarial, que em 2026 deverá ser, no mínimo, de 4,6 %, incluindo a verba reservada para as promoções que venham a ter lugar.

Este Acordo, que deverá ser assinado no decurso da próxima semana, apesar de não corresponder totalmente às expetativas do SINTAP e dos trabalhadores do Grupo AdP, contempla uma valorização acima da inflação, permitindo assim alguma recuperação do poder de compra.

Está ainda previsto o pagamento de retroativos a janeiro de 2026.