Reunião com o CD do IPMA

O SINTAP reuniu recentemente com o Conselho Diretivo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), com vista à abordagem de uma série de matérias relacionadas com os trabalhadores do Instituto, num encontro que decorreu num ambiente negocial construtivo e numa perspetiva de resolução dos problemas existentes.

No que respeita às questões relacionadas com o SIADAP, foi dada a informação de que todos os trabalhadores deverão ter as suas situações regularizadas até ao final de 2023, sendo que, aqueles para os quais não foram definidos objetivos para o biénio 2021/2022 terão avaliação semelhante à obtida no biénio anterior ou, caso o solicitem, será feita ponderação curricular para apuramento da nota de avaliação.

Quanto à abertura de concursos de promoção dos Observadores, foi transmitido que está bem encaminhada, já tendo sido pedidas e enviadas as correções de recabimentação resultantes do aumento intercalar deste ano à DGO, pelo que se espera que seja dada autorização para essa abertura em breve.

Relativamente às carreiras subsistentes do IPMA, nomeadamente das carreiras de Observador Meteorológico/Geofísico, deverão ser estudadas as hipóteses de criação de uma nova carreira especial ou de reativação das carreiras subsistentes, uma vez que estamos perante trabalhadores cujas funções continuam a ser essenciais para o prosseguimento da missão do Instituto.

Depois de muita insistência da parte do SINTAP, foi dada a informação de que já foi processado o pagamento do trabalho em dias feriados com o total desde o início do ano, conforme fora anteriormente indicado pelo Conselho Diretivo, havendo, à data de hoje, a indicação de que esse pagamento foi integralmente efetuado.

Foi também dada nota, no decurso da reunião, de que já foi aprovada a criação de suplemento de embarque, e que estão propostos suplementos de prevenção para alguns informáticos do COTI cujas funções incluem a disponibilidade para a restauração/supervisão de determinados equipamentos, e ainda um suplemento para pagamento aos meteorologistas que vão à RTP.

Quanto ao suplemento de rendas, o Conselho Diretivo ficou de aferir os fundamentos para a sua atribuição.

Finalmente, foi dada a informação de que a abertura de concursos externos para a área operacional de Meteorologia e Geofísica foi autorizada no passado dia 31 de agosto, bem como os concursos para a admissão de técnicos superiores enquanto o processo de consolidação das mobilidades intercarreiras mantém-se “parado” no Ministério das Finanças.